sexta-feira, maio 12, 2006

Origem das raças e dinossauros

Tenho algumas dúvidas que gostaria fossem esclarecidas: (1) Se só havia um casal quando o mundo foi criado, para haver procriação quer dizer que irmãos tiveram que casar entre si? (2) Qual a origem das raças humanas? (3) Os dinossauros realmente existiram? O que os levou à extinção? – A.

1. Em primeiro lugar é preciso levar em conta a longevidade e a perfeição genética das pessoas que viveram antes do Dilúvio. Adão, por exemplo, viveu mais de 900 anos. Outro detalhe importante é que Gênesis menciona que Adão e Eva tiveram “filhos e filhas”, além de Caim, Abel e Sete (cf. Gn 5:4). E depois que teve Sete, Adão teve outros filhos e filhas ao longo de 800 anos – imagine quantos filhos se pode ter nesse período! Agora uma coisa podemos supor: é bem provável que os primeiros filhos e filhas tiveram que se casar para perpetuar a espécie. Mas é interessante notar que a proibição de casamento entre irmãos (o que era normal entre os nobres de culturas antigas, como a dos egípcios), feita por Deus, só ocorreu depois do pecado. Por quê? Porque depois do pecado a raça humana e a vida em geral, neste planeta, começou a se degenerar em todos os sentidos, inclusive geneticamente falando. Devemos lembrar que, segundo a Bíblia, Adão, Eva e seus descendentes imediatos eram geneticamente perfeitos, pois foram criados “à imagem e semelhança de Deus”. Logo, o casamento entre irmãos geneticamente perfeitos não levaria a problemas genéticos como os que podem ocorrer nos casamentos entre irmãos atualmente. Prevendo a crescente degeneração genética, Deus então proibiu o casamento consanguíneo, pois filhos de um mesmo casal provavelmente teriam os mesmos defeitos genéticos e poderiam prejudicar os filhos, ao esses defeitos se somarem.

2. Com relação à existência das diversas etnias (ou raças), esse é um assunto interessante e exigiria quase um livro para poder explicar em detalhes. Mas vamos tentar. Como disse antes, o código genético de nossos primeiros pais era perfeito e capaz de grandes adaptações para sobreviver; não fosse isso, talvez nem estivéssemos mais aqui hoje, devido às grandes alterações climáticas e ecológicas ocorridas no mundo após o Dilúvio (se houver dúvidas sobre o Dilúvio, recomendo a leitura dos livros A História da Vida, Por Que Creio e Origens, da Casa Publicadora Brasileira, além das publicações da Sociedade Criacionista Brasileira [www.scb.org.br]). O criacionismo aceita as modificações dentro das espécies (microevolução). Um bom exemplo são os cães: há vários tipos de cães, mas todos são da mesma espécie. Com o ser humano ocorreu algo parecido: adaptações ao meio ambiente. Hoje existem as "raças" branca, negra e amarela, por exemplo, todas originadas dos primeiros seres humanos, que já continham em seu código genético a informação necessária para essas modificações/variação. Aliás, qual era a cor de Adão e Eva? Não eram nem brancos, nem negros, conforme se pode concluir das evidências bíblicas. A palavra “adão” vem da mesma raiz hebraica da palavra edom, que significa “vermelho”, o que faz muito sentido, uma vez que Deus fez Adão da terra. Além disso, a palavra “homem” deriva do latim humus, que também tem relação com o solo. Portanto, de acordo com as Escrituras, os nossos primeiros pais tinham coloração avermelhada. Os grupos étnicos atuais são apenas modificações/variações dos humanos originais. (Leia também "A origem das línguas e das etnias")

3. A existência dos dinossauros realmente intriga muitas pessoas. Primeiro porque é difícil imaginar que Deus tenha criado um animal como o Tiranossauro rex. De fato, é inconcebível a ideia de Deus ter criado certos animais violentos, como alguns dos dinossauros. Mas também sabemos que Deus não criou animais como o tubarão e o Rottweiller, por exemplo, que podem ser extremamente ferozes. Também não criou algumas das raças de gatos que têm problemas respiratórios, nem tampouco o cachorro Basset (linguicinha), que tem sérios problemas de coluna. O que houve com os cães e gatos, então? O homem, por meio de isolamento genético, originou outras modalidades de cães e gatos. No entanto, apesar de bonitinhos, não foram aperfeiçoados, mas “danificados”. O mesmo pode ter ocorrido com os dinossauros. A maioria deles era herbívora. Algum tipo de variação genética (natural ou causada) deve ter ocorrido para dar origem a algumas espécies mais violentas. Como eram uma ameaça aos seres humanos, cremos que o Dilúvio (e os eventos que se sucederam a ele) os levou à extinção. E uma das evidências disso são os inúmeros fósseis de dinossauros espalhados pelo mundo (a fossilização em massa só pode ser explicada de maneira catastrófica). (Leia mais sobre dinossauros aqui.)

(Michelson Borges, jornalista e mestre em Teologia)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...