terça-feira, janeiro 27, 2009

Perguntas frequentes sobre criacionismo (2)

1. Os homens das cavernas realmente existiram?

Sim. Houve seres humanos que viveram em cavernas e pode haver alguns que ainda moram. Isso não significa que eles sejam semelhantes às figuras vistas em caricaturas de histórias em quadrinhos que você possa ter visto. Acredita-se que o homem de Cro-Magnon pode ter sido um homem das cavernas porque se crê que ele seja responsável por algumas pinturas notáveis em cavernas na França e áreas próximas. O homem de Cro-Magnon é essencialmente o mesmo que os europeus modernos e pode representar os europeus pré-históricos.[1]

2. Existem realmente fósseis que se parecem com homens-macaco?

Já foram encontrados fósseis que parecem ter uma mistura de características humanas e de macacos. Há vários tipos desses tais como o homem de Java, o homem de Pequim e vários tipos da África conhecidos como os "erectinos". Esses parecem ter sido humanos, mas de uma forma diferente. Para interpretações criacionistas e evolucionastes desses fósseis, veja as referências.[2]

3. Os homens de Neanderthal eram humanos verdadeiros?

A maioria dos criacionistas cre assim, mas a questão é controversa.[3] O homem de Neanderthal provavelmente viveu em cavernas, mas não eram homens-macaco. O crânio tinha um formato diferente da maioria dos homens modernos, mas o espaço do cérebro era maior. Eles aparentemente tinham cultura e eram provavelmente muito inteligentes. Os homens de Neanderthal tinham alguns traços singulares, mas nada que pudesse ligá-los aos macacos, de algum modo particular. Algumas das diferenças em seu crânio podem ter sido parcialmente produzidas como resposta a um clima severo e a alimentos duros à mastigação. Aparentemente, tinham uma constituição física mais robusta do que a das pessoas que vivem hoje.[4] O recente sequenciamento do DNA mitocondrial do osso de um Neanderthal indica que o DNA do Neanderthal é bastante diferente do DNA de humanos atuais.[5] Entretanto, isso não significa que eles não eram humanos verdadeiros, e muitos antropólogos os aceitam como humanos com adaptações para um clima frio e condições de vida duras.[6]

4. O que são fósseis humanos "arcaicos"?

Há um grupo de material esquelético que não se encaixa facilmente em nenhuma outra categoria, e são referidos tipicamente como "Homo sapiens arcaico". Eles têm geralmente cristas orbitais salientes, como humanos "erectinos" e "arcaicos". Eles têm espaço cerebral maior do que os erectinos, e não apresentam a saliência bem marcada (torus ocipital) na parte de trás do crânio que os homens de Neanderthal têm.[7]

5. Que se pode dizer dos Australopithecus?

Os Australopithecus foram provavelmente um tipo extinto de macaco.[8] Eles tinham algumas similaridades com os seres humanos, mas tinham um cérebro de tamanho aproximado do de um chimpanzé e alguns aspectos que sugerem que viviam em árvores. Aparentemente podiam andar eretos, mas há alguma evidência de que eles teriam certa dificuldade para andar assim.[9]

6. Há alguma sequência evolutiva que vai dos macacos ao homem?

Há vários tipos de fósseis que possuem uma mistura de características humanas e de macaco. Têm sido feitas tentativas de organizar esses fósseis em uma sequência que vai de menor número de características humanas para maior número de características humanas. Australopitecíneos têm menos características humanas, seguidos pelos "erectinos", o grupo "arcaicos", e então Neanderthal e Cro-Magnon. A sequência parece convincente para muitas pessoas e é interpretada como uma linhagem evolutiva.[10] Os criacionistas não aceitam essa interpretação, apontando que os detalhes não se encaixam bem, e a série não é verdadeiramente uma sequência de ancestrais-descendentes.[11]

6. Qual é a explicação criacionista para esses fósseis que têm uma mistura de características humanas e de macacos?

A resposta a essa pergunta está perdida na antiguidade. Os fósseis referidos são primariamente os "erectinos" e os "australopitecíneos".

Aqui está uma resposta possível: os erectinos parecem ter sido humanos. Talvez tenham sofrido os efeitos de um intenso endocruzamento genético e um estilo de vida pobre. Os australopitecíneos podem ter sido um tipo extinto de macaco. Parecem não ser relacionados com nenhuma espécie viva atual.

7. O que se pode dizer dos gigantes humanos que viveram antes do dilúvio? Algum já foi encontrado?

Não. Nenhum fóssil humano gigante que tenha vivido antes do dilúvio foi encontrado.

8. Como as raças humanas se originaram? Alguma delas foi marcada por uma maldição?

Todos os seres humanos estão vivendo sob a maldição do pecado, e é duvidoso que isso se aplique mais a alguma "raça" do que a outra.

As "raças" podem se desenvolver quando pequenos grupos são isolados. Além de distâncias, a linguagem é provavelmente o maior fator de isolamento. Quando as linguagens foram confundidas em Babel, provavelmente pequenos grupos se dispersaram para vários lugares, produzindo grupos isolados que se desenvolveram em "raças" diferentes.

Alguns aspectos raciais podem ser o resultado do fato de que certas características fisiológicas são vantajosas em determinados ambientes. A cor da pele é um exemplo. A luz solar é necessária para produzir vitamina D. Luz solar em excesso aumenta o risco de câncer de pele. A melanina protege do câncer da pele causado por excesso de luz solar os que vivem em climas tropicais. Isso explica por que pessoas que vivem nos trópicos têm tipicamente pele mais escura. Pessoas que vivem em latitudes mais altas não necessitam de muita proteção contra o sol e têm pele mais clara. A pele escura pode ser desvantajosa em latitudes altas se a quantidade de luz solar é apenas suficiente para a produção de vitamina D.

9. Que problemas não resolvidos sobre fósseis humanos são de maior preocupação?

Por que não são encontrados fósseis de homens gigantes? Por que não são encontrados fósseis humanos que pareçam ter sido enterrados pelo dilúvio? Qual é a explicação para os fósseis que têm características de homem e de macaco?

[Leia também a parte 1]

Notas para as perguntas sobre fósseis humanos:

1. (a) Semino O, Passarino G, Oefner PJ, + 17 other authors. "The genetic legacy of Paleolithic Homo sapiens sapiens in extant Europeans: a Y chromosome perspective". Science 290:1155-1159; (b) Arsuaga JL. 1999. El collar del Neandertal: en busca de los peimeros pensadores. Madrid: Ediciones Temas de Hoy. Ver também: (c) Prideaux T. 1973. Cro-Magnon man. NY: Time-Life Books.

2. Para uma interpretação criacionista, ver: (a) Lubenow ML. 1992. Bones of contention. Grand Rapids, MI: Baker Books; para uma interpretação evolucionista, ver: (b) Rightmire GP. 1981. "Patterns in the evolution of Homo erectus". Paleobiology 7:241-246; (c) Ciochon RL, Fleagle JG. 1993. The human evolution source book. Englewood Cliffs, NY: Prentice-Hall; (d) Facchini F. 19990. El origen del hombre. Madrid: Aguilar.

3. Stringer C, Gambel C. 1993. In search of the Neanderthals. NY: Thames and Hudson.

4. Ruff CB, Trinkaus E, Holliday TW. 1997. "Body mass and encephalization in Pleistocene Homo". Nature 387:173-176.

5. (a) Krings M, Stone A, SchmitzRW, Krainitzki H, Stoneking M, Paabo S. 1997. "Neanderthal DNA sequences and the origin of modern humans". Cell 90:19-30; (b) Krings M, Geisert H, Schmitz RW, Krainitzki H, Paabo S. 1999. "DNA sequence of the mitochondrial hypervariable region II from the Neandertal type specimen". Proceedings of the National Academy of Sciences (USA) 96:5581-5585.

6. Arsuaga (ver Nota 1b). Ver também Prideaux (Nota 1c).

7. Uma discussão recente sobre os humanos arcaicos é dada em: Tattersall I. 1997. "Out of Africa again... and again?" Scientific American 276(4):60-67.

8. Hartwig-Scherer S, Martin RD. 1991. "Was 'Lucy' more human than her 'child'? Observations on early hominid postcranial skeletons". Journal of Human Evolution 21:439-449.

9. Spoor F, Wood B, Zonneveld F. 1994. "Implications of early hominid labyrinthine morphology for evolution of human bipedal locomotion". Nature 369:645-648.

10. Uma coleção de alguns trabalhos importantes nesse campo é encontrada em: Ciochon RL, Fleagle JG, editors. 1993. The human evolution source book. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.

11. Kennedy E. 1996. "A busca dos ancestrais de Adão". Diálogo 8(1):12-15,34. Um resumo dos fósseis humanos feito por um criacionista é dado por: Lubenow ML. 1992. Bones of contention. Grand Rapids, MI: Baker Books.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...